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O TRANSPORTE COLETIVO DE CURITIBA

Com mais de dois milhões de deslocamentos/dia, os veículos da Rede Integrada de Transporte de Curitiba percorrem, no total diário, mais de 470 mil quilômetros, o equivalente a quase 12 voltas ao redor da Terra.

As ideias inovadoras e a operação eficiente do transporte coletivo em Curitiba chegaram a alcançar reputação internacional, tornando-se referência para projetos executados em outras cidades importantes do mundo.

Mas ainda há muitos desafios a serem enfrentados. A falta de prioridade das políticas públicas para os transportes coletivos urbanos, bem como os incentivos federais ao consumo de automóveis e motocicletas, têm transformado o trânsito das principais cidades num verdadeiro caos. Essa situação gera um círculo vicioso difícil de ser interrompido: o incentivo ao transporte individual, que gera congestionamentos  e a piora do trânsito,  que por sua vez atrapalha e atrasa os horários  de circulação dos ônibus, gerando superlotação nos mesmos, o que reduz a qualidade do transporte público coletivo e a insatisfação dos usuários.

A própria população aponta a melhoria dos transportes coletivos como a principal solução para os congestionamentos urbanos. Para isso, é necessário que a população cobre do Estado brasileiro mais prioridade nas políticas do transporte coletivo.

A ARAUCÁRIA TRANSPORTE COLETIVO

Desde 1932 a Araucária Transporte Coletivo atende aos moradores e visitantes de Araucária, Contenda e imediações. Foi em  novembro de 1977 que a Araucária TC passou a fazer parte do grupo SBV, comandado por Hairton Luiz Romani.

Hairton, um empreendedor visionário, chegou ao Paraná em 1962 , aos 25 anos de idade, para ser representante das Carrocerias Nicola (que passaram a chamar-se Marcopolo em 1968). Naquele ano, Hairton Romani dá início às atividades da Sulbrave Ônibus e Peças Ltda., a primeira empresa pertencente à Holding SBV, com sede em Curitiba.

Inicialmente com uma frota de 27 ônibus e 90 funcionários, a Araucária TC implanta em seguida o transporte urbano no município de Araucária. Desde 1991 a empresa está sediada na Rua Prefeito Odorico Franco Ferreira, 50, centro de Araucária, numa área de cerca de 16.000 m2, sendo 4.000 m² de área construída.

Em outubro de 1990, a empresa passa a atuar exclusivamente no transporte coletivo intermunicipal.  Sempre com foco na comodidade de seus passageiros e no constante investimento em qualidade e inovação,  em 1995 a empresa passa a investir também em fretamento, a exemplo do  atendimento dado a indústrias sediadas na região tais com a Gerdau. Esse foi um marco em sua história, em que o layout dos veículos transformou-se em sinal de conforto e seus serviços passaram a ser reconhecidos como referência de qualidade e pontualidade.

Em julho de 1996, a Araucária TC passa a compor a Rede Integrada de Transporte, implantando em sua frota os modernos veículos “Ligeirinho”  e passando a oferecer um serviço mais barato ao seu passageiro, que pode a partir de então circular por toda a Região Metropolitana de Curitiba com o pagamento de uma só tarifa.

Em 2010 a empresa entra no  Sistema Urbano de Curitiba, após tornar-se uma das vencedoras da primeira licitação de linhas da capital, passando a contar então com uma frota total de 97 ônibus e um quadro de 747 colaboradores. Neste momento passa a operar  linhas urbanas na sede de sua filial, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), numa área de 30.735,13 mil metros², sendo  3.390,00 metros² de área construída.

Em janeiro de 2016 o sistema integrado de transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana foi desintegrado, sendo que as Linhas Metropolitanas passaram a ser administradas novamente pela COMEC. Com esta nova realidade, a Araucária TC fez fortes investimentos na modernização do sistema de bilhetagem eletrônica, tornando a compra e uso de créditos muito mais segura e ágil através do site da Metrocard.  Além disso, o novo sistema é muito mais confiável no controle de isenções e gratuidades uma vez que a verificação se dá por reconhecimento facial, impedindo o mau uso e as fraudes.

A manutenção mecânica e os serviços de manobra e apresentação da frota são realizados nas dependências da empresa, com pessoal próprio e equipamentos modernos que garantem a segurança do passageiro. A frota conta hoje com equipamentos de rastreamento e de monitoramento em tempo real que permite acompanhar o consumo de insumos tais como combustível e lubrificantes além da condução dos motoristas,  o que garante maior segurança ao passageiro e economia à empresa.

A missão da Araucária TC é transportar pessoas com qualidade e segurança. Para fazê-lo, além de equipamentos e veículos modernos e confortáveis, a empresa investe fortemente em capacitação e treinamento como forma de obter pessoal qualificado e interessado em atender bem ao cliente. Assim, um programa de incentivo para a evolução profissional e formação de seus próprios motoristas e mecânicos garante o comprometimento e a satisfação dos colaboradores em fazerem parte desta história.